domingo, 17 de maio de 2015

Nightbreed





O filme Nightbreed foi lançado em 1990, mas bem que poderia ter sido lançado nos anos 80 por toda a aura que carrega. No Brasil, foi lançado com o nome traduzido para “Raça das Trevas” (traduttore traditore...) e é um filme de Clive Barker (roteiro e direção). Se você não sabe quem é Clive Barker só digo um nome: Hellraiser. Não te diz nada? Então pode cantar em outra freguesia porque este blog é exclusivamente para humanos!


Para os humanos que permaneceram, este filme conta a história de Aaron Boone que desde criança era atormentado por pesadelos de uma terra de monstros chamada “Midian”.  Já adulto, após um longo acompanhamento psiquiátrico, conta com o apoio de sua namorada Lori e já tendo aceitado que seus pesadelos não são reais, vive uma vida normal. Entretanto, um dia, recebe ligações de seu antigo psiquiatra, Dr. Philip K. Decker, desejando vê-lo. Relutante, aceita marcar um encontro com o mesmo que surpreendentemente o acusa de ter cometido vários assassinatos, pois os mesmos transcorreram de forma análoga aos pesadelos que teve por toda a sua vida.





Boone acaba sofrendo um acidente e, no hospital, conhece um lunático que conhece onde se localiza a entrada para Midian. Ele então ruma para lá e abandona a vida que possuía anteriormente. Conhece os seres do local, criaturas da noite sensíveis ao sol, é aceito como parte do grupo e lá passa a ser conhecido como Cabal.

Todavia, sua namorada não aceita muito bem seu sumiço e decide procurá-lo. E contrariando todas as expectativas consegue mesmo encontrá-lo. Mas quando ele se torna Cabal ele fica com uma cara bem bonita como esta aqui embaixo:




Não ligando para miudezas estéticas e professando seu amor incondicional, Lori consegue mudar a ideia de Boone de se juntar às criaturas da noite. Mas, o responsável pelos assassinatos dos quais Boone havia sido acusado, tem o intuito de destruir as criaturas e, tendo localizado Midian, juntamente com a força policial, resolve atacá-los. As criaturas vencem no final, mas muitos são perdidos na luta.

A história do filme foi adaptada do livro Cabal (1988), de Barker, e teve sua continuação na HQ em 1990. Algo muito relevante no filme é que o Dr. Decker é interpretado por David Cronenberg, um maravilhoso cineasta culpado por algumas obras do cinema como A Mosca, The Dead Zone e, mais recentemente, Cosmópolis.

Taí um filme super animador para se assistir que não será um tempo perdido! Assim como outras maravilhosas obras do cinema, acabou sendo perdido nas brumas do passado, mas estamos aqui para lembrar e disseminar o que não deve ser esquecido.

2 comentários:

  1. Cara, confesso que não curti o filme! Achei mal-amarrado pra caramba, e cheio de momentos WTF. Acho que não me dou muito bem com o Barker. Assisti mais pela participação do Cronenberg (que está muito engraçado, hehehe). Naked Lunch para sempre!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruno! Gentileza sua comentar neste meu "blog" as minhas divagações em público! Clive Barker poderia não ter feito nada além de Hellraiser e, mesmo assim, eu o amaria! Gosto muito das ideias que ele intende passar. Já Naked Lunch está na minha lista para assistir!
    Boa sorte com seu Monarca Azul!!!

    ResponderExcluir