sexta-feira, 15 de julho de 2016

A Soteriologia e os Escolásticos




O que é afinal a Soteriologia? Pois bem, a Soteriologia não tem a ver com teologia, exatamente. Tem mais a ver com a “Teoria da Salvação”, com isso, cada religião possui sua própria soteriologia.
Muitos trabalhos foram feitos sobre Soteriologia, muitos deste são religiosos e outros tem mais a ver com História/Sociologia e afins. Para quem se interessa sobre a evolução das religiões, estudar a evolução da Soteriologia dentro do cristianismo é bastante relevante e esclarecedor em diversos aspectos.

O início destes estudos se deu na Idade Média com o surgimento dos Escolásticos que marca o início da vida intelectual na Europa Ocidental, aproximadamente entre 1050 e 1300. Diferentemente de outros movimentos, os Escolásticos são conhecidos pela inclusão do pensamento racional para questões religiosas e formaram a base do cristianismo contemporâneo.

Os escolásticos, que eram os acadêmicos da época, tinham como fonte de estudo os filósofos gregos e críticos muçulmanos, eram, portanto, bastante refinados quanto à sua busca pela verdade. Algumas ideias dos escolásticos eram tão racionais que entravam em conflito com a tradição.

São Tomás de Aquino fazia parte desse movimento, assim como São Bernardo, Santo Anselmo e Abelardo.

Embora a Soteriologia e a Escolástica sejam conhecidas por trabalhos de religiosos, vão muito além da religião. Formam um riquíssimo retrato da construção do nosso mundo e, infelizmente, é difícil achar fontes sobre o assunto na internet sem cair em um site religioso ou curso de Teologia... Entretanto, para um estudo mais aprofundado, eu indicaria livrs com os trabalhos destes cânones ou de estudiosos sobre o assunto, a maioria está em inglês, mas não é um impeditivo assim tão grande...

Nenhum comentário:

Postar um comentário