domingo, 10 de julho de 2016

Baía de Guanabara: o belo e o fétido




Um dos piores infortúnios nas Olimpíadas 2016, será sofrido pelos atletas que terão de realizar suas provas no lindo cenário do RJ que é o Esgoto da Guanabara! Toneladas e toneladas de esgoto in natura são despejados por lá. Os pobres animais que vivem lá, peraí, vivem? E a gente ainda reclama da nossa vida...


 De acordo com o jornal “O Globo”, ao que parece há 7 tipos de animais que vivem por aquelas bandas. Vou deixar para lá os pobres pássaros e focar só nos miseráveis marinhos... Corvina vive lá! É um peixe que eu, particularmente, tenho ojeriza, mas muita gente gosta! Imagina que delícia comer um peixinho proveniente dessas águas?


Cavalo marinho... pois é, acredito que sejam, no máximo, alguns jumentos marinhos.

Tartaruga Verde. Se ela ainda tem o mau gosto de morar lá acredito que ela não deva mais ser verde...

E o nosso querido Boto-Cinza! Que ainda deve ser cinza, combinam bastante com a cor da Baía... Eles foram símbolo da nossa cidade e agora foram reduzidos a 37 e, não estou acreditando que consigam se manter por mais do que alguns poucos anos!



Embora eu esteja sendo bastante sarcástica, preciso dizer que esse é um assunto que me assombra e que me deixa muito triste. Eu moro na cidade do Rio e estudei na UFF (Universidade Federal Fluminense), que fica em Niterói. Não vou falar da UFF, que é ótima, nem de Niterói, que é péssima desnecessariamente. Mas meu trajeto era a barca e, por conseguinte, a Baía de Guanabara era o meu trajeto sempre. Meu campus é banhado por ela e deveria ser idílico, foi até anos atrás, e ainda é belo, mas poderia ser mais, deveria ser mais...

Rio de Janeiro visto do Gragoatá ao pôr do sol
 
A Baía de Guanabara é gigantesca! Tem quase 400 km e abarca várias ilhas, incluindo a do Mocanguê, onde fica localizado um quartel da Marinha, a Ilha do Fundão, onde se localiza a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) é o maior e mais importante campus da Universidade e é mesmo enooorme, e a Ilha do Governador, local onde reside mais de 200 mil pessoas e se localiza o Aeroporto Internacional, dentre tantas outras coisas. Além das várias ilhas, tem vários rios que desaguam lá e são mais de 15 cidades que destinam seu esgoto para lá (as 15 mais populosas, diga-se de passagem).

Resto de campanha política, 1 ano depois das eleições
Todo esse problema sem falar nos anteriores como a degradação do mangue que possuía uma biodiversidade imensa, assim como ajuda na manutenção do meio ambiente. Os aterramentos que fizeram naquela área desde o século XVI e por aí vai... Lixo, descaso e tristeza...

Eu vejo ano a ano os governantes se utilizando do Rio e das belezas naturais e da simpatia do povo e penso: Até quando? Até quando teremos belezas naturais se estão sendo tão absurdamente maltratadas? Até quando seremos um povo alegre e simpático engolindo tanto sapo como estamos? Até quando será tolerado esse comportamento abusivo?

Vista da barca: Rio de Janeiro e campus UFF (Gragoatá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário